pt
Notícias
Notícias

A relação entre a qualidade do masterbatch de cores e a qualidade da fibra de polipropileno

27 Aug, 2024 4:09pm

A indústria de masterbatch também se desenvolveu significativamente com o desenvolvimento de indústrias relacionadas, e onível de tecnologia de produção de masterbatch fez um progresso sem precedentes. Os campos de aplicação do masterbatch também estão em constante expansão. No entanto, devido à influência do modelo tradicional de concorrência de mercadona China, a busca por "baixa qualidade, baixo preço e usabilidade" é frequentemente perseguida, resultando em produção instável, graus de baixa qualidade e fraca competitividade dos produtos das empresas de aplicação de masterbatch a jusante. . Esta questão tem sido amplamente reconhecida por muitos fabricantes de aplicações de masterbatch, especialmente fabricantes de polipropileno com altos requisitos de qualidade, que prestam mais atenção ao impacto da qualidade do masterbatchna qualidade do polipropileno. Portanto, de acordo com as exigências da Associação da Indústria de Fibras Químicas de Polipropileno, este artigo discute a influência do masterbatch de coresna qualidade da fibra de polipropileno.

xx

1、 Dispersão de Masterbatch de Cores em Fibra de Polipropileno
As fibras de polipropileno com várias cores são causadas pela dispersão uniforme das partículas de pigmentonas fibras de polipropileno, e a chave é que as partículas de pigmento sejam totalmente refinadas e distribuídas uniformemente (misturado)nas fibras de polipropileno. A dispersão fina é o processo de refinar completamente as partículas de pigmento e distribuir uniformemente (misturando) dentro de fibras de polipropileno. A dispersão fina é o processo de quebrar os agregados ou corpos redondos dos pigmentos para minimizar suas partículas, sendo a chave a dispersão uniforme. O efeito de dispersão tem impactono brilho, transparência, brilho, resistência da fibra, alongamento, resistência ao envelhecimento e eletronegatividade das fibras coloridas de polipropileno.

De modo geral, pigmentos com tamanho de partícula dispersa inferior a 1um podem ser usados ​​para fibras ou ultra-filmes finos, enquanto partículas maiores que 5um podem causar problemasna superfície da fibra** Xun Xiang? Exceder 10um causará manchas e estriasna superfície da fibra, e a resistência à fratura e o alongamento da fibra diminuirão continuamente à medida que o tamanho da partícula aumenta. Quanto mais fino for o tamanho da partícula, mais forte será o poder de coloração e melhor será a dispersibilidade. Ao mesmo tempo, quanto menor for o tamanho da partícula, maior será a superfície, resultandonum aumentono poder de cobertura.

Devido aos três tipos de estados das partículas de pigmento: partículas primárias, agregados e agregados, e ao fato de que as partículas de pigmento comerciais em geral são maiores que os agregados (cerca de 75-250um), o tratamento de dispersão énecessário. O então-chamado dispersão de pigmento é o processo de britagem e refino dos agregados.

A dispersão dos pigmentos é obtida primeiro molhando o pigmento com um agente umectante, revestindo-ona superfície do pigmento, reduzindo a coesão entre os pigmentos e diminuindo a energianecessária para quebrar os aglomerados de pigmentos. Em segundo lugar, o pigmento é finamente moído, levando à livre circulação entre as partículas de pigmento (estresse de impacto) e quebrar os aglomerados através da tensão de cisalhamento do meio circundante. Depois que o pigmento é disperso e refinado, o tamanho da partícula diminui, a área superficial aumenta e a energia livre superficial do pigmento também aumenta, causando instabilidade do pigmento refinado. Portanto, énecessário um tratamento adicional de revestimentona superfície do pigmento para reduzir a energia superficial interfacial recém-formada e evitar a reagregação. Em seguida, o pigmento é misturado e dispersono fundido, ou seja, o pigmento úmido e triturado é uniformemente disperso e distribuídono material que precisa ser colorido.